Normas de Envio de Trabalhos

INFORMAÇÕES RESUMIDAS

  • Prazo para envio de trabalhos: até 20.05.2024
  • Resultado no site e envio da aprovação aos autores correspondentes: a partir do dia 28.06.2024
  • Prazo para envio do arquivo de e-pôster: 09.08.2024
  • Máximo de autores/coautores por trabalho: 10
  • Máximo de trabalhos por autor correspondente: ilimitado
  • Máximo de caracteres por resumo: 2.500 (incluindo os espaços)
  • Áreas de interesse: Educação em Infectologia; 2. Epidemias e Doenças Emergentes; 3. Hepatites Virais; 4. Infecção pelo HIV-AIDS e Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST; 5. Infecção em Imunodeprimidos; 6. Infecção Relacionada à Assistência à Saúde – IRAS; 7. Uso de Antimicrobianos e Resistência Microbiana na Prática Clínica; 8. Microbiologia; 9. Infectologia Clínica; 10. Imunizações; 11. Covid-19; 12. Arboviroses
  • Estrutura do resumo: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão.
  • Estrutura do resumo para relato de caso: Introdução, Objetivo (o objetivo deve ser relacionado à relevância de relatar tal caso), Método ( ex., relato de caso e revisão da literatura), Resultados (o caso em si), Discussão / Conclusão.
  • Idioma: Português (não serão aceitos trabalhos em outros idiomas)
  • Formas de Apresentação: Oral e E-pôster (Pôster Eletrônico).
  • Premiação: Os trabalhos apresentados durante o congresso serão avaliados por uma Comissão Julgadora e os 3 melhores qualificados (orais e e-pôsteres), serão premiados.
  • Publicação: Os trabalhos aprovados e apresentados no congresso serão publicados em suplemento especial no Brazilian Journal of Infectious Diseases (BJID) e no ScienceDirect.
  • DOI (Digital Object Identifier): Todos os trabalhos receberão um DOI, ou seja, seu resumo poderá ser identificado por um link permanente de publicação.

 

NORMAS

A Comissão Organizadora reserva-se o direito de somente analisar os trabalhos que sigam as normas abaixo estabelecidas, bem como reclassificar a área selecionada do trabalho enviado e definir a forma de apresentação do trabalho aprovado.

Somente serão aceitos trabalhos enviados através do formulário eletrônico. Os trabalhos não poderão ser enviados via e-mail.

Os trabalhos deverão ser inéditos e não terem sido submetidos a outro evento científico nacional ou internacional, ou terem sido submetidos para publicações em periódicos.

O autor que enviar o resumo será denominado autor correspondente. Toda a comunicação do congresso referente ao trabalho será direcionada ao autor correspondente, que se responsabilizará em repassar as informações aos outros autores/coautores. Todos os autores/coautores deverão obrigatoriamente ter participado do trabalho.

Não será permitido a apresentação do trabalho por pessoas que não participaram diretamente do estudo ou da descrição do caso.

É necessário um login (e-mail) e uma senha para acessar o formulário de envio de trabalhos. Ao acessar o formulário pela primeira vez, é necessário efetuar o cadastro do autor correspondente, clicando no quadro NÃO CADASTRADOS (efetuar cadastro) e preencher os dados solicitados. A partir do segundo acesso ao formulário (depois de criar o cadastro do autor correspondente e a senha de acesso), basta preencher os campos E-mail e Senha no quadro CADASTRADOS.

O autor correspondente que enviar o trabalho deve preencher um endereço de e-mail válido, pois toda a comunicação do Congresso será efetuada via e-mail, inclusive o aceite do trabalho. É necessário listar TODOS os autores/coautores por ordem de participação no trabalho, inclusive o autor correspondente. A sequência e grafia digitadas serão assumidas em certificados, índices remissivos e publicações, sem possibilidade de correção após o envio. Não serão permitidas inclusões ou correções de nomes após o envio.

Os trabalhos devem ser cadastrados em Português, não serão aceitos trabalhos em outros idiomas.

Não há limitação de número de trabalhos enviados por autor correspondente.

Cada trabalho pode ter até 10 autores/coautores.

No momento da submissão do resumo não é necessário estar inscrito no congresso. Entretanto, a inscrição do autor apresentador é obrigatória após a aprovação do trabalho para a apresentação.

É possível revisar ou fazer alterações nos trabalhos a qualquer momento até a data limite de envio ou até acionar o comando ENVIAR. O trabalho só é recebido pela secretaria após o acionamento do comando ENVIAR.

É importante revisar atentamente todo o conteúdo cadastrado antes de enviar o trabalho, pois depois de enviado, o trabalho não poderá ser modificado, a Secretaria Executiva não poderá efetuar nenhum tipo de correção ou inclusão de informação, seja no resumo, no título ou autoria do trabalho.

O conteúdo dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores/coautores.

Ao submeter o resumo, os autores/coautores autorizam a comissão organizadora do congresso a publicar ou divulgar o trabalho em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral. Os autores assumem o cumprimento da legislação e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.

 

PREMIAÇÃO

Os trabalhos apresentados durante o 14º Congresso Paulista de Infectologia serão avaliados por uma Comissão Julgadora e os melhores qualificados serão premiados. O prêmio visa incentivar e estimular a pesquisa científica.

Será concedido o prêmio aos 3 trabalhos ORAIS e aos 3 E-PÔSTERES melhor qualificados, considerando como critério de avaliação, a qualidade da apresentação, originalidade e contribuição para a área de Infectologia.

Os trabalhos que não forem apresentados, não serão candidatados à premiação.

Para que o trabalho seja apresentado no Congresso, será necessário que o apresentador esteja inscrito e ter participado diretamente do estudo que será apresentado.

 

PUBLICAÇÃO

Os trabalhos aprovados no 14° Congresso Paulista de Infectologia terão seus resumos publicados em um suplemento no THE BRAZILIAN JOURNAL OF INFECTIOUS DISEASES (BJID), no ScienceDirect e no site da revista BJID.

Todos os trabalhos receberão um DOI (Digital Object Identifier), ou seja, seu resumo poderá ser identificado por um link permanente de publicação.

 

Comissão Científica
14º Congresso Paulista de Infectologia